Na época da expansão marítima, os países europeus possuíam colônias. O encontro de estrangeiros com nativos resultou no estilo colonial. Começou quando representantes das metrópoles, imigrantes e elites locais queriam levar um pouco da sofisticação e conforto para suas casas na colônia. Ali as tradições se mesclavam e os materiais locais eram aderidos. Além disso, a vertente explora a aparência rústica a fim de ser aconchegante. Esta sala de jantar traz o conceito com móveis de madeira e acessórios. As estampas do tapete e jogo americano, assim como a escolha pela cortina delicada, mostra a preocupação com os detalhes, outro traço colonial. Alguns elementos, como o lustre, oferecem cores quentes e expressividade.

Renda portuguesa

As rendas chegaram ao Brasil pelos portugueses ainda na época da colonização e foram bastante disseminadas no nordeste. Essas almofadas contam com a técnica originalmente europeia e combinam tons suaves com desenhos florais bordados precisamente. Uma alternativa tradicional e charmosa para decorar.

Simples e confortável

A simplicidade também é valorizada. Toda esta composição foi moldada assim, priorizando a mobília que era realmente necessária. Porém, o uso de poucos móveis não tirou o estilo do espaço que recebeu uma cortina estampada, almofadas e acessórios decorativos posicionados de forma harmônica. A proposta de ser uma sala acolhedora prevalece e a poltrona acentua essa ideia sugerindo conforto e uma atmosfera convidativa.

Inspirações holandesas

Ornamental, clima dramático e tons escuros são alguns pontos que evidenciam a decoração colonial holandesa. Aqui os ladrilhos na parede são artesanais, pintados à mão, e geram um novo ritmo visual. O tapete, por ser um complemento mais denso que envolve o piso de mármore frio, conseguiu trazer a sensação de bem-estar, novamente criando um espaço receptivo. Outro detalhe são os quadros. Os holandeses usavam muitos retratos para lembrar a vida dos colonos, membros da família e tempos passados. A ideia de colocá-los na altura dos olhos é proposital, pois assim os itens ganham mais destaque.

Relíquias

Cristaleiras, mesas de escritório e aparadores recebem um caráter clássico quando decorados com relíquias coloniais. Aqui encontramos peças em porcelana com pintura inglesa, penas e tinteiros que permitiam a correspondência entre a colônia e a metrópole e até mesmo um cálice, símbolo histórico e sagrado. A madeira está presente novamente, desta vez com estética nobre e sólida.

Porcelana estilizada

As colonizações resultaram na interação de diversos povos, tradições e culturas. A porcelana chinesa podia ser trabalhada com curvas europeias e complementada através da pintura de diferentes países. Um conjunto de chá estilizado com estampas florais resgata esses tempos e serve com charme!

“O estilo colonial traz sofisticação, charme e bem-estar”

Priscila Silvério

Fonte: Westwing