Blog

Tradicional e elegante: conheça o estilo colonial!

O universo decorativo é surpreendente e cheio de nuances e estilos. Seja qual for o seu estilo há sempre a possibilidade de encontrar o tipo de decoração com a sua cara.

Por exemplo, se você está em busca de uma decoração mais elegante, clássica mas com um leve toque de modernidade, provavelmente o estilo colonial é o que você procura.

Basicamente esse estilo se baseia na decoração utilizada nas antigas colônias dos países europeus, iniciou quando representantes das metrópoles, imigrantes e elites locais queriam levar um pouco da sofisticação e conforto para suas casas na colônia, vale frisar que essa vertente tem uma boa pegada rústica, a ideia é tornar o ambiente o mais aconchegante possível.

Tanto em cores como nos materiais escolhidos para o interior dos espaços devemos buscar a boa e velha sensação de naturalidade. No caso das cores, por exemplo, é comum introduzir-se elementos-chave em tons da terra, marrom ou avermelhada, com base em cores neutras como branco, cinza ou bege.

Em relação aos materiais, fica claro que a madeira tem total protagonismo no estilo. Pedra, aço ou vidro temperado são perfeitos para acompanhar os materiais, bambu, vime ou rattan podem ser inseridos em pequenos objetos decorativos.

Você também pode optar por madeiras exóticas, como iroko, Mindi, entre outras, para dar um toque pessoal ao seu interior.

Com relação aos complementos, estes são mais valorizados que em outros estilos decorativos, já que são responsáveis em boa parte por transmitir as sensações de calor, aconchego e naturalidade à decoração.

Opte por complementos clássicos, que tenham uma “história”, como candelabros, candeeiros de ferro, baús, maletas clássicas, tapetes de fibras naturais, cortinas, tecidos leves como o linho ou algodão (sempre em tons neutros) ou mesmo painéis japoneses ou biombos para separar espaços.

Pode-se reutilizar objetos de outros interiores clássicos ou adquirir produtos encantadores, como os complementos e acessórios encontrados no www.carrodemola.com.br, temos certeza que você encontrará o item certo para compor o visual colonial de sua casa.

Por fim, não devemos esquecer dos têxteis e tecidos, que devem evocar aquele ar natural. O linho e o algodão são itens imprescindíveis, estas fibras naturais aportam frescura ao lugar, a rafia também pode ser uma opção a ser levada em conta.

Para os tapetes pode-se optar por fibras naturais de pelo largo e abundante, ou se quiser apostar no exotismo pode utilizar tapetes naturais de bambu.

Acompanhe algumas inspirações.

Fonte: Decorar faz bem (Carro de Mola)

Leia mais

Estilo colonial

Na época da expansão marítima, os países europeus possuíam colônias. O encontro de estrangeiros com nativos resultou no estilo colonial. Começou quando representantes das metrópoles, imigrantes e elites locais queriam levar um pouco da sofisticação e conforto para suas casas na colônia. Ali as tradições se mesclavam e os materiais locais eram aderidos. Além disso, a vertente explora a aparência rústica a fim de ser aconchegante. Esta sala de jantar traz o conceito com móveis de madeira e acessórios. As estampas do tapete e jogo americano, assim como a escolha pela cortina delicada, mostra a preocupação com os detalhes, outro traço colonial. Alguns elementos, como o lustre, oferecem cores quentes e expressividade.

Renda portuguesa

As rendas chegaram ao Brasil pelos portugueses ainda na época da colonização e foram bastante disseminadas no nordeste. Essas almofadas contam com a técnica originalmente europeia e combinam tons suaves com desenhos florais bordados precisamente. Uma alternativa tradicional e charmosa para decorar.

Simples e confortável

A simplicidade também é valorizada. Toda esta composição foi moldada assim, priorizando a mobília que era realmente necessária. Porém, o uso de poucos móveis não tirou o estilo do espaço que recebeu uma cortina estampada, almofadas e acessórios decorativos posicionados de forma harmônica. A proposta de ser uma sala acolhedora prevalece e a poltrona acentua essa ideia sugerindo conforto e uma atmosfera convidativa.

Inspirações holandesas

Ornamental, clima dramático e tons escuros são alguns pontos que evidenciam a decoração colonial holandesa. Aqui os ladrilhos na parede são artesanais, pintados à mão, e geram um novo ritmo visual. O tapete, por ser um complemento mais denso que envolve o piso de mármore frio, conseguiu trazer a sensação de bem-estar, novamente criando um espaço receptivo. Outro detalhe são os quadros. Os holandeses usavam muitos retratos para lembrar a vida dos colonos, membros da família e tempos passados. A ideia de colocá-los na altura dos olhos é proposital, pois assim os itens ganham mais destaque.

Relíquias

Cristaleiras, mesas de escritório e aparadores recebem um caráter clássico quando decorados com relíquias coloniais. Aqui encontramos peças em porcelana com pintura inglesa, penas e tinteiros que permitiam a correspondência entre a colônia e a metrópole e até mesmo um cálice, símbolo histórico e sagrado. A madeira está presente novamente, desta vez com estética nobre e sólida.

Porcelana estilizada

As colonizações resultaram na interação de diversos povos, tradições e culturas. A porcelana chinesa podia ser trabalhada com curvas europeias e complementada através da pintura de diferentes países. Um conjunto de chá estilizado com estampas florais resgata esses tempos e serve com charme!

“O estilo colonial traz sofisticação, charme e bem-estar”

Priscila Silvério

Fonte: Westwing

Leia mais

Inspire-se com o estilo colonial na decoração

O clássico e o rústico se misturam nesse estilo de decoração e garantem ambientes bem aconchegantes e agradáveis. O toque histórico e tradicionalista do estilo colonial deixa a decoração muito mais familiar e intimista. Vale a pena conhecer os detalhes desse estilo, acompanhe. ♥

Esse estilo surgiu séculos atrás na época em que países europeus tinham colônias em outras partes do mundo. A mistura dos costumes do povo nativo com as tradições dos colonizadores, fizeram surgir esse estilo que é rico de personalidade e detalhes.

Separamos algumas das tendências desse estilo de decoração para te inspirar, confira. ♥

Apostar em janelas e portas bem grandes é uma boa escolha para garantir o estilo colonial na arquitetura da sua casa. Além disso, molduras, lustres e objetos clássicos, ficarão ótimos na decoração.

Móveis de madeira com acabamento rústico são os que mais aparecem no estilo colonial. Isso porque os colonizadores faziam suas novas casas com o máximo de materiais naturais possíveis, para dar um ar a mais de aconchego e conforto nas casas.

Portugal incorporou a renda na decoração quando veio ao Brasil, ela caiu muito bem no gosto do povo brasileiro e é até hoje é usada para decorar ambientes.

Outro item decorativo que foi descoberto nessa época foi a porcelana, ela começou a ser destacada nas navegações, e ocupou espaço no mundo inteiro.

Itens decorativos que contam uma história, como candelabros, baús, artigos de fibra natural, linho ou algodão, fazem sucesso e preenchem o estilo colonial.

Para quem gostou desse estilo, vale a pena conhecer os móveis com estilo rústico da Iaza Móveis de Madeira e garantir uma decoração super aconchegante, estilosa e cheia de histórias para contar. ♥

A simplicidade das colônias misturada com as tendências e costumes das decorações dos países europeus, renderam um estilo super charmoso, personalizado e pra lá de especial, nós adoramos, e vocês?

Fonte: Iaza Móveis de Madeira

Leia mais

Casa de estilo colonial se transforma com decoração poderosa e cores vibrantes

Pode-se dizer que antes, esta casa de 241 m², de estilo colonial espanhol, não sabia o que era alegria. Assim que foi adquirida pelo arquiteto Chet Callahan, no entanto, sua sorte mudou completamente. Arquiteto premiado de Los Angeles, nos Estados Unidos, ele desejava um lar para viver com o marido, Jacinto. Bastaria uma reforma e ela estaria pronta.

A renovação arquitetônica veio, mas no meio do caminho vieram também os dois filhos adotivos do casal, e então eles decidiram que precisavam de interiores tão felizes quanto o momento que estavam vivendo. Foi aí que entrou a designer Ghislaine Viñas, com apaixonantes cores, irreverências e ousadias.

Grandes porções de branco funcionam para ela como uma base cálida, de onde saltam cores vibrantes. O quarto das crianças recebeu listras horizontais alaranjadas, enquanto a brinquedoteca foi pintada com listras azuis verticais. Mas nada se compara ao impacto esplendoroso do quarto do casal: branco puro e um enérgico pink, que cobre até o lustre, se chocam e hipnotizam. No living, o sofá Chesterfield tem a parceria de poltronas e mesa lateral de Jaime Hayon, no roxo que toma até os objetos e esculturas que a família coleciona.

Enquanto terminavam o projeto a quatro mãos, ficou claro para Ghislaine e Chet que era preciso inserir arte espetacular ali. Os moradores, que haviam amado o trabalho da designer na curadoria de obras feita para Paige West, dono da Mixed Greens Gallery, de Nova York, pediram algo à altura. E vieram quadros emocionantes, além de um styling tão detalhista que até posicionou livros por cores nos nichos de uma estante. Por exalar essa energia a cada passo, a casa foi apelidada de Los Feliz – nenhum outro nome a definiria tão bem.

Fonte: Casa Vogue

Leia mais